top of page
Rotunda e estátua Marquês de Pombal

O projecto de iluminação da Praça e rotunda Marquês de Pombal teve como principal objectivo a criação de um sistema de hierarquias no espaço, potenciar a ligação visual com o Parque Eduardo VII e melhorar a orientação espacial dos automobilistas.

 

Este último aspecto foi concebido através da introdução de diferentes temperaturas de cor nos aneis da rotunda, os quais condizem com a temperatura de cor das avenidas a que dão acesso. Assim, o anel interior, de cor quente dá acesso às avenidas de cor quente, e o anel exterior de cor mais fria dá acesso às avenidas com a mesma cor. Este foi um aspecto importante, uma vez que a rotunda havia sido redesenhada em termos da sua configuração e funcionamento de tráfego, o que ocasionou alguma confusão inicial aos condutores, dificultando a fluídez do trânsito. O nosso conceito procurou introduzir alguma clareza durante a noite.

Simultaneamente os candeeiros de iluminação pública foram reposicionados de modo a desimpedir a vista para o Parque e para as Colunas no seu topo. A ciclovia foi marcada por pontos de luz que convergem ao centro destas colunas, criando um ponto de fuga imaginário.

O elemento que se salienta no conjunto é a estátua Marquês de Pombal, integralmente iluminada, e rodeada de projectores que iluminam o pavimento, enfatizandoa sua importância hierarquica no espaço.

Rotunda do Marquês de Pombal| Lisboa | Portugal

Vista aérea da iluminação da rotunda Marquês de Pombal desde a Avenida da Liberdade

Vista aérea da rotunda do Marquês de Pombal | Lisboa | Portugal

Vista aérea onde é visível a utilização de diferentes temperaturas de cor.

Estátua Marquês de Pombal | Lisboa | Portugal

Pormenor da iluminação da estátua Marquês de Pombal

bottom of page